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Daily Echo

Breaking habits

09
Abr18

Não mastigues as calorias

Monica Nobre

Ora bem, começando pelo inicio e o mais importante: Comida. 

Quem não adora comer, atire o primeiro pistachio. Vá lá... 

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Pronto. Então eu fui a uma (outra) consulta nutricional e acabei por perceber que esta pessoa já tinha tido casos iguais ao meu. Boas notícias! Porque a maioria dos nutricionistas, já prescrevem a mesma receita para emagrecer... well, not for me!

Então vamos começar por coisas básicas que toda a gente devia saber:

 

Ler rótulos

 

Para quem olha para uma tabela nutricional e vê uma grelha de tabuada (tipo eu), vamos simplificar: Os ingredientes tem de estar obrigatoriamente descritos na embalagem, por ordem decrescente da quantidade que o produto tem. Por exemplo: Umas bolachas podem dizer: Milho, 60% cacau, manteiga de cacau, açúcar, amido, E243 - o que vocês querem saber é que, os primeiros 5 ingredientes são os que existem em maior quantidade. Se estão a evitar o açúcar, obviamente, não vão querer que diga lá açúcar, muito menos dentro dos 5 primeiros ingredientes.

 

O que queremos evitar?

 

Então o que queremos evitar?? Acho que isto serve para qualquer caso - emagrecer ou engordar - açúcar (xaropes e afins), óleo de palma, trigo e qualquer tipo de E's (E342, E234, ...).

Porquê?

O açúcar em excesso, faz a insulina subir e, consequentemente, o metabolismo fica mais lento. Isto seria perfeito para mim, se não houvesse todas as coisas que daí provém: diabetes e doenças cardíacas. Escolham bem o que comem, vejam as diferentes opções que tem. O óleo de palma está presente em alimentos processados na sua versão refinada. Basicamente, como é necessário dar uma certa textura aos alimentos, o óleo de palma é o eleito pois tem um sabor neutro. 

Trigo...o nosso amigo trigo... Existem vários tipos de trigos mas o "trigo normal" que conhecemos é um dos que são processados. Basicamente, para ter aquele sabor, é criado em laboratório. Queremos coisas naturais certo?

E's... acho que nem preciso de falar destas coisas - já vem com nome de experiências laboratoriais e tudo.

 

Calorias vazias

 

Calorias vazias são aquelas que consumimos mas não nos satisfaz. A manteiga é um exemplo disso. Não imaginam o quão triste eu fiquei... Manteiga com pão é o meu snack preferido. 

 

Aveia

 

Parece que, para quem quer engordar como eu, este é o melhor amigo. Não sabe a nada mas vamos tentar ser amigos. (not!)

 

Snacks?

 

Sou mega fã dos snacks! Posso dizer que faço cerca de 8 refeições por dia e tirando as 3 obrigatórias, as restantes, são snacks. Dantes comia bolachas e coisas assim. Entretanto, foram substituidas por: batidos de aveia com fruta, iogurtes e sandes (manteiga com algo mais - queijo ou fiambre), frutos secos (são caros, eu sei), fruta e - respira fundo - granola.

Tão saudavelzinha que me tornei.

 

Não estou a dar um plano a ninguém. Estas indicações são gerais e serve de base, caso queiram saber mais de onde vem a comida. E no meio disto, venho informar que se procurarem, encontram agricultores locais, que vendem diretamente ao consumidor final. Good news, han?

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