Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Daily Echo

Breaking habits

11
Mar18

Chapters & Scenes: Indie e filosofias de vida

Monica Nobre

Neste capítulo, falamos de filosofias de vida e ao escolher um filme/série ou livro para ilustar este mês de março, surgiu-me logo sobre o que iria falar. Devo confessar que andei algum tempo bastante entusiamada com este tema para poder escrever sobre este filme. O escolhido é: Captain Fantastic.

 

chapters&scenes-captain-fantastic

 

 

Este filme apareceu numa altura de mudanças, na minha vida. Não conhecia, nem nunca tinha ouvido falar, até que numa conversa de café, aconselharam-me e fiquei perplexa como se encaixava no que estava a sentir.

Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam exercício, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. Certo dia um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.

Queria muitoooo soltar a minha veia de spoiler mas vou tentar conter-me em alguns detalhes. O que adorei sobre esta filosofia de vida que levam no filme:

 

O isolamento da civilização

 

Apesar das crianças terem sido criadas e educadas foram do ambiente citadino e civilizado, eles sabem as regras de boa educação (ensinados pelos pais) e tem conhecimento profundo de todos os temas, aprendidos através de livros de grandes autores, em diversas áreas.

 

A linguagem

 

O ensinamento deles permite-lhes que saibam o que quer dizer cada conceito (seja do que for, morte, palavrões, politica, ...) e que saibam aplicá-los. As "não palavras" (palavras que não expressam uma opinião definida como "não sei" ou "interessante") são proibidas e os miudos são motivados a expressar as suas opiniões, a argumentar e a respeitar a opinião dos outros.

 

Alimentação

 

Apesar do estilo de vida "selvagem" eles aprendem a caçar e a cultivar e a comer saudavelmente. Sabem distinguir todo os tipos de alimentos comestiveis da natureza.

Treino

 

Todo o treino deles, dá-lhes a capacidade de serem mais fortes e todas as situações que são sujeitos são para a própria sobrevivência.

 

 

chapters&scenes-captain-fantastic

 

Espero que tenhas gostado, se ainda não viste, espero que gostes e que me digas...que filme te marcou por ter uma filosofia de vida diferente??

Aproveita e vê as histórias que as outras meninas andam a contar.
Deixa ser | A outra Mafalda | Andreia Moita | Infinito mais um | Limited Edition | Meek Sheep | Às cavalitas do vento | Uma chávena de charme | Joan of July | It's ok

 

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Este blog participa no projeto:

Este blog teve um filho:

A mudança do caos para o minimalismo.Minimal Boost