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Daily Echo

Breaking habits

19
Dez17

12 dicas de organização

Monica Nobre

Existem pessoas que tem a habilidade de organizar a própria vida de uma maneira tão... organizada, e tão controlada que faz inveja. Mas nós, comuns mortais, arrumamos alguma coisa, fica como queremos e... dura 3 dias! Depois torna-se a confusão que acabamos de arrumar. E andamos neste ciclo vicioso até o final das nossas vidas. 
Mas vou dar-vos 12 dicas de organização, incluindo o meu ponto de vista como funciona para mim, e como podem utilizar no geral.

 

15 minutos

Gerir o nosso tempo pela urgência acaba por ser uma opção viável. 15 minutos para arrumar/organizar o mais urgente é um bom começo. Podem adiantar emails, organizar a roupa, limpar o máximo da casa possível... 

Após o mais urgente estar atrás das costas (ou apenas o que estava a ser chato durante semanas) acaba por deixar dar prioridade a coisas menos urgentes mas igualmente necessárias.

 

Gestão de dinheiro

A gestão do dinheiro é, muitas vezes, um problema. A quem seja realmente preguiçoso e confuso na própria organização pode procurar um programa/app que ajude nessa organização. 
Eu sou meio preguiçosa e meio descontrolada. Como tenho uma conta poupança, faço conta a contas da casa e faculdade. Normalmente não mexo no dinheiro, ou compro outras coisas que precise após essas contas serem pagas e sairem da minha conta. Como tenho um cartão de refeição da empresa, pago as compras/almoços/jantares com esse dinheiro e na conta corrente fica apenas o dinheiro que já estimei para combustivel do mês. O restante passa para a conta poupança. Estico mesmo até ao final do mês, sem contar com esse dinheiro que foi para a poupança. 
Para mim funciona, porque há algum tempo que evito ter despesas extras. Faço análises anuais, 6 em 6meses dentista - pelo menos em coisas de saúde tento controlar o máximo que posso. Despesas pontuais como seguro do carro, estão sempre salvaguardados. Posso dizer que vivo no limite quanto a dinheiro, porque realmente sei que posso gastar em coisas desnecessárias e não preciso.

Listas

Listas, listas, listas: para fazer, para ler, para comprar, para guardar... tudo o que é necessário para ter tudo em ordem. Eu uso o evernote para salvar a minha vida. Organizo trabalho, escola e coisas pessoais por notebooks e mantenho tudo sincronizado entre aparelhos. Quem diz o evernote, diz outra ferramenta de organização que se adaptem.

 

Palavras passe

Posso dizer que todo o tempo junto, que já passei a tentar lembrar-me de palavras passe, devem ter sido uns 3 meses!
Há formas de mater de manter palavras passe num lugar seguro. Existem apps, podem guardar no browser, podem guardar num bloco de notas...

Quando vocês pensam: já criar é um problema! Sim, também... 1 letra grande, 1 pequena, 1 numero, 1 caractér especial, 1 dança da chuva e 1 sacrificío! Eu escolho frases, nomes de musicas ou misturas de coisas e guardo numa página do evernote. Sim, mas está bloqueado por palavra passe (que essa eu sei de cor)! Podem arranjar um estrategema qualquer para isso. 

 

Informações familiares

O bom do evernote (ainda não me cansei de fazer publicidade) é que partilho notas com outras pessoas. E a informação da familia vai lá - nº de telefones, moradas, (quando estão no hospital em que hospital, serviço e piso), listas de compras, coisas para arranjar em casa...

Aquela pergunta "falamos disto, o que era para fazer mesmo?", quase que acabou. Agora é "atualizaste?"

 

Backups

Temos tudo informatizado. Documentos, videos, fotografias... e quando nos esquecemos ou não temos tempo de  "passar para o disco" e acontece algo e puff...ficamos sem nada. 
Existem programas de backups. Agora cada email tem uma cloud associada. Não percam as coisas por falta de tempo. Usem os 15 minutos.

 

Guarda roupa

Chuva, ele está a trabalhar = arrumar sossegada. 
O guarda roupa faz parte dessa rotina sozinha. Não consigo que ele arrume roupa como deve ser. E pronto, não é uma habilidade do moço e não tenho paciência para fazer sempre. Então é uma tarefa para fazer quando "noone is around". Os 15 minutos podem servir para isso. Há alturas que se torna, realmente, uma urgência.

 

Rigor

Vamos ser rigorosos com o nosso local de trabalho em casa. Sim, mesmo que seja só para ver uns emails, toda a gente acaba por pôr a secretaria uma confusão com papéis e contas e coisas. Então vamos lá arrumar isso para podermos trabalhar/estudar/fazer contas mais sossegado. Um caixote para os papéis sempre por perto, pastas, copo para canetas... vamos dar prioridade à arrumação. 

 

Farmácia caseira

Quem aqui sabe que medicamentos tem em casa e que validade tem? Só mudamos/atualizamos quando precisamos mas não precisa de ser assim. A nossa "caixa farmácia" precisa de estar atualizada e temos de ter em conta que, se não precisarmos melhor, mas se precisarmos, está tudo em dia. 

Roupa

Todos os fins de semana faço no minimo uma máquina de roupa. Mas quando não chega preciso de por mais mas essa rotina não pode escapar, senão as coisas acumulam e não há solução.
Tenho vários "shortcuts" para cuidar/arrumar roupa.

Não passo a ferro, encontrei uma senhora que o faz por um preço que compensa e para além de me poupar tempo, ajudo a ela com o dinheiro.
Lençois arrumo dentro da respetiva fronha, com a outra lá dentro. Assim quando os tiro não vem tudo atrás tipo avalanche. 

Roupas de cama, toalhas, panos e esse tipo de roupa, quando não estão bons, dou a alguém. A minha vizinha faz mantas com "farrapos" que depois dá a associações então é um bom fim. Assim como loiça lascada ou quando quando não quero mais "aquela terrina, pratos ou copos". Há pessoas que apreciam e precisam mais das coisas. Nós conseguimos viver com o essencial.

 

Pastas, pastas, pastas

Voltamos aos computadores. 
Os ambiente de trabalho sobrecarregados deixam os pc lentos. E não há qualquer obrigatoriedade de fazer as coisas de uma vez. Mas divisão de tarefas também é uma boa maneira de organizar. 

Passar um dia inteiro a organizar seja o que for também cansa. Dividir o tempo por pequenas tarefas é melhor e mais rentável.

 

Viagens

Viagens é apenas um exemplo. Mas deixar a mala para fazer à ultima da hora nunca deu bom resultado. Assim como estudar (coff!), fazer o almoço do dia seguinte para o trabalho. Vão fazendo planos que consigam ajustar e cumprir, mesmo que não consigam fazer nesse dia.
Ao fim de semana faço comida para, no minimo, 3 dias. Entre meio, vou fazendo outro tipo de refeições para não comer sempre o mesmo...

 

Caso tenham também alguma sugestão para mim, agradeço :) 
Como funcionam vocês?

 

 

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