Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Daily Echo

Breaking habits

14
Out17

tic tac

Monica Nobre

De certeza que já deste por ti a pensar "queria ter feito tanta coisa hoje e nem metade consegui" ou "o dia passa tão rápido que não tive tempo para nada".

Gabamos sempre a agilidade que outros tem de fazer as coisas e nem reparamos que podemos otimizar o nosso tempo. Organização é a chave para qualquer boa gestão do tempo. Não só nos obriga a ter limites como nos é imposto que façamos as coisas no timing certo.

Nem sempre é fácil bem sei. Há dias preguiçosos, há dias sem paciência e há aqueles dias que somos folhas atiradas ao ar e a dizer "f*ck this shit". Mas existem pequenos aspetos que nos permitem viver melhor, organizar-nos melhor e mesmo que não seja sempre, sabemos que é sempre possivel. Deixo-vos aqui alguns truques:

Deitar cedo e cedo erquer

Está bem, está - dizem vocês. Pois eu adaptei a minha vida para me deitar cedo. Nem sempre é possivel, é certo mas sei o que tenho de fazer quando é necessário. Não consigo funcionar bem se não dormir certas horas, sinto-me cansada e que o dia nunca mais passa. A história do "no fim de semana" descanso para mim não funciona. Basta deitar 15 a 20 minutos todos os dias e parece que já dormimos imenso.

Organizar a casa

"Oh sim, tenho mesmo tempo para limpar a casa todo o santo fim de semana". Pois, nem eu. Mas ver as coisas semi feitas já é meio caminho andado para andarmos mais aliviadas e parece que temos mais tempo disponível para outras coisas. Lavar a loiça logo a seguir às refeições, deixar a casa de banho limpa depois de usar, dobrar a roupa depois de a usar, mesmo que não se arrume logo, mas evitar aquelas pilhas enormes até ao fim de semana, são pequenas coisas que fazem a diferença quando chega a altura das limpezas.

Planear

Escreve. Aponta. Rabisca. Sei lá, usa o método que funcionará contigo mas deixa em algum lugar apontado o que tens para fazer. Eu usava o evernote para tudo. Entretanto percebi que havia coisas que me esquecia de lá ir, ou não sabia qual o notebook, ou qual a tag. Então decidi organizá-lo para a faculdade, apontei que tags faziam sentigo, que notebooks precisava e tenho tudo organizado. Nos anos, a minha madrasta ofereceu-me uma agenda em papel. Olhei e pensei "yah!". Mas tenho a dizer-vos que o que tenho para fazer numa base diária escrevo lá e funciona. E estou, surpreendentemente, mega organizada.

Dividir o dia

Sei que muitas pessoas não tem a sorte de ter flexibilidade ou isenção de horários. Eu tenho flexibilidade de entrada e saída porque trabalho com projetos, então conforme o que seja preciso fazer posso estar mais ou menos tempo alocada a uma projeto. Como não sou obrigada a chegar às 9h e a sair às 17h (é sempre mais), faço o meu dia. Se tiver reuniões faço a gestão em torno disso, ou das aulas, ou de algum compromisso mais importante. Tirando isso, tento sempre ir mais cedo para evitar o trânsito, tratar de tudo e sair mais cedo quando tiver tudo despachado. Para quem não tem essa vantagem ou sente que precisa de horas e obrigações para ser produtivo, também pode ajustar isso.

Relax

Não esperes pelas férias para descansar. se possível, uma vez por semana, saí mais cedo. de 2 em 2 semanas vai jantar fora a algum lado ou se tiveres varanda aproveita isso. Prepara no dia anterior o jantar do dia seguinte, demora menos tempo e tira um tempo para por aquela série em dia, ler um livro ou tomar um banho mais longo.

Espero que tentem organizar tudo para que nada vos escape e tenham a mente mais calma. O stress é um dos principais fatores de algumas doenças.

 

Vou dar-vos aqui o meu exemplo do meu dia mais atarefado, neste momento, a quinta-feira:

Na quarta feira tento deitar-me mais cedo. Mas nada é certo. Mas tento. Levanto-me às 7h15 e como tenho sempre o almoço para levar preparado no dia anterior, espero sempre sair por volta das 7h50 que acontece na maioria das vezes. Vou para Lisboa mas pela autoestrada. Pago portagem mas chego ao escritório em meia hora o que rentabiliza imenso o meu tempo, sem que pense que não valia a pena levantar-me muito cedo. Como tenho aulas às 19h, levo sempre algo mais para comer, para além do almoço. Odeio andar carregada com 300 000 coisas mas como vou de carro, aproveito isso e levo roupa mais quente e ténis para mudar antes de ir para as aulas.

O meu escritório fica a 20min da minha faculdade, já a contar com tempo de arranjar estacionamento, por isso, posso adiantar sempre mais trabalho, quase até à ultima. Saiu às 22h40 das aulas e sigo para casa, tipo zombie mas, como já fiz horas a mais no dia anterior, na sexta feira, só me levanto às 8h.

 

Vocês são organizados? Tem algum método que seja infalivel na vossa gestão de tempo?? Contem-me coisas :)