Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Daily Echo

Breaking habits

05
Out17

Chapters & Scenes #1 - Girl Bosses

Monica Nobre

a7e2852da45ebeb181f2bb0bb05cbf10--gilmore-girls-qu

 

 
Esta semana, sai o primeiro artigo para o projeto Chapters & Scenes e falamos de Girl Bosses. Quem mais poderia falar sem ser de Lorelai Victoria Gilmore?
 
A série "Gilmore Girls", passada na mítica cidadezinha de Stars Hollow, conta a vida de Lorelai Gilmore, uma jovem que nasceu no meio da alta sociedade e que se recusa a fazer parte das aparências e vivências dessa mesma sociedade.
Criada nesse meio, ela contradiz e contrafaz o que lhe foi ensinado pelos pais, Emily e Richard Gilmore, e segue o seu próprio rumo. Depois de se pôr de parte das cerimónias, imposições e comportamentos que o mundo onde ela nasceu lhe impôe, Lorelai engravida do namorado aos 16 anos e, obviamente, onde toda a gente acha que ela iré seguir o protocolo: casar e criar a filha naquele mundo.
Após a sua filha nascer e de ter dado o seu nome à filha - sendo também Lorelai (tratada por Rory), ela liberta-se daquele mundo com que não se identifica e foge de casa, acabando por criar toda uma nova vida para ela e para a filha, numa cidade afastada de onde nasceu, começando como criada e subindo até ser gerente de um hotel.
Lorelai criou a filha para ter a liberdade de se expressar da maneira que achasse melhor e para ter uma opinião definida, ao contrário do mundo de onde saiu, onde maneiras e costumes eram impostos.
 
 
Esta minha sugestão para este tema "girl bosses" é esta emblemática mulher que acredita que a vida é mais que sorrir para todos e fingir aparências. Sabendo que não foi feliz nesse mundo, ela cria uma nova vida do zero, com a sua filha e acaba por ser uma inspiração de luta e vive por aquilo que acredita, da maneira que a faz mais feliz. Com um humor sarcástico à mistura, que é na verdade umas das minhas coisas preferidas, e algumas histórias com a filha, que nós mesmas nos identificamos, ela não impede que a filha entre na vida que ela saiu, ela dá o seu exemplo como aviso e tenta respeitar as suas vontades sempre, tal como a criou.
Esta é das minhas séries favoritas. Pelo humor negro e piadas, pelas lições e pela maneira que a liberdade é interpretadas e julgada em mundos tão perto um dos outros e tão diferentes. Pela necessidade que Lorelai tem em expressar a sua opinião, seja ela positiva ou negativa.
 
Apesar de ser uma personagem fictícia, não deixa de ser uma inspiração. E acima de tudo, pela situação de mudar a vida pela filha, que acabou de nascer, e é interpretada tanto como sendo um ato corajoso como imprudente. Mas não deixa de nos deixar pensar: teria eu a força e a coragem de largar toda a riqueza e conforto, onde não se foi feliz, num momento fragilizado, para criar uma criança num mundo que achamos melhor?
 
E nisto, mesmo que teremos coragem para mudar, qual é a melhor altura? 
 
 
Pessoalmente, acho que as pessoas tem uma força incrivel de mudar o mundo. Quem é o vosso ídolo? Porquê? Porque deu um passo em frente? Porque fez-se ouvir?
 
As super mulheres que conhecemos e consideramos girl bosses, sendo fictícias ou não, tiveram a coragem de dizer "basta!" e de dar um passo em frente para melhorar algo. Neste caso em concreto, eu louvo a minha personagem pelo facto de procurar a felicidade, para ela e para a filha. Uma chance para mudar. 
 
Eu tenho um humor estranho. E acho que essa é umas das coisas que adoro na Lorelai. Fica aqui uma das pérolas de Lorelai (senão acharem piada, eu avisei sobre o humor estranho).
 

 

 

 

1 comentário

Comentar post